A FORMAÇÃO CONTINUADA E SUAS IMPLICAÇÕES NA COMPREENSÃO DA DISCALCULIA

Autores

  • Ana Lúcia Purper Thiele Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Isabel Cristina Machado Lara Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1308

Palavras-chave:

Dificuldades de aprendizagem, Discalculia, Transtornos de aprendizagem.

Resumo

O presente artigo aborda a discalculia e as percepções dos professores acerca desse transtorno e das possíveis mudanças dessas percepções após a participação em curso de extensão Universitária sobre a temática: Dificuldades e transtornos de aprendizagem em Matemática: Acalculia e discalculia. A pesquisa tem abordagem qualitativa e pretendeu construir respostas à seguinte questão: “Para você o que é discalculia?” Participaram da investigação 23 sujeitos de pesquisa com formação inicial em diferentes cursos de licenciatura, entre eles, Pedagogia, Matemática, Ciências Biológicas, Educação Especial e Psicologia. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário respondido pelos participantes antes do curso e após o curso sobre transtornos de aprendizagem, com o objetivo de analisar as percepções prévias desses professores e o deslocamento dessas percepções após a participação no curso. Os depoimentos dos sujeitos de pesquisa foram tratados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), envolvendo a unitarização, categorização com vistas à descrição e interpretação. Os resultados mostram que antes da formação os professores atribuíam várias denominações e características à discalculia. Após a Formação Docente, essas categorias diminuíram para duas, evidenciando a necessidade que esses professores possuem de obter subsídios teóricos e práticos acerca desse tema. É possível mostrar que as respostas dadas ao pós-questionário convergiram para uma definição mais exata de discalculia, denominando-a como um transtorno ou distúrbio.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Purper Thiele, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, RS.

Isabel Cristina Machado Lara, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

26-07-2017

Como Citar

THIELE, Ana Lúcia Purper; LARA, Isabel Cristina Machado. A FORMAÇÃO CONTINUADA E SUAS IMPLICAÇÕES NA COMPREENSÃO DA DISCALCULIA. Revista Signos, [S. l.], v. 38, n. 1, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1308. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1308. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos