CONCEPÇÕES SOBRE BILINGUISMO: UMA METANÁLISE DE PRODUÇÕES CIENTIFICAS NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM

Isabela Vieira Barbosa, Caique Fernando da Silva Fistarol, Márcia Regina Selpa Heinzle

Resumo


O objetivo deste artigo é socializar dados parciais de uma pesquisa maior que integra os estudos de um observatório da internacionalização da Educação Básica. Neste sentido, o recorte aqui apresentado teve como objetivo analisar as concepções de bilinguismo e de educação bilíngue adotadas por pesquisadores em produções científicas relacionadas às áreas de Educação e de Linguagem no Brasil, entre os anos de 2010 e 2015. Para isso, foi desenvolvida uma metanálise qualitativa (SACARDO; SOUSA, 2008) a partir do levantamento de teses, dissertações e artigos em bases de dados que abordassem o conceito de bilinguismo. Para a análise destes dados, nos embasamos nos estudos de Megale (2005) organizando os autores em duas categorias definidas a priori: i) unidimensional; ii) multidimensional. Os dados sugerem que, apesar dos diferentes campos de investigação e das metodologias empregadas, a maioria dos trabalhos se direciona para uma concepção que aborda o sujeito situado em um contexto de bi/plurilinguismo (CAVALCANTI, 1999, 2011), além de considerar a interação entre diversas áreas do conhecimento, língua e cultura, caracterizadas, neste trabalho, a partir de uma vertente multidimensional (MEGALE, 2005).

Palavras-chave


Concepções sobre bilinguismo; Línguas minoritárias; Produções científicas; Metanálise.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3347

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