ESCRILEITURA NO CURRÍCULO DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PERSPECTIVA DA ARQUEOGENEALOGIA FOUCAULTIANA

Catiane Schaurich, Deniz Alcione Nicolay

Resumo


O objetivo do presente artigo é pensar e problematizar sobre a experimentação da escrileitura (escrita e leitura) no Ensino de Ciências da Natureza. Neste estudo de revisão bibliográfica, o caminho teórico metodológico, se deu a partir de aproximações da vertente dos estudos pós-críticos recorrendo a arqueogenealogia de Foucault (2013). Nesse viés, evidenciamos a carência de estudos que apresentassem discussões acerca da experimentação e da escrileitura, bem como, compreendemos, que ler e escrever são tarefas da escola e de todas as áreas, inclusive das Ciências, assim buscamos enfatizar que a escrita e a leitura, não podem ser compreendidas apenas como prática sistemática de codificar e decodificar, palavras, frases e textos, mas devemos ampliar a compreensão para um viés pós-crítico de aprendizagem.

Palavras-chave


Ensino de Ciências; Currículo; Escrita; Leitura; ExperimentAção.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3364

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