PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA: UMA ANÁLISE DO MATERIAL DO PROJETO APROVA BRASIL

Ana Claudia Oliveira Azevedo, Ana Clara Benevides Lopes, Márcia Helena de Melo Pereira

Resumo


Nas últimas décadas, as discussões sobre o ensino de línguas têm sugerido um trabalho contextualizado com a gramática. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar a abordagem do ensino de gramática no livro de 8º ano do projeto Aprova Brasil (Soluções Moderna), que visa à preparação de estudantes para avaliações externas como a Prova Brasil, que avaliam a sua competência leitora. Para isso, atividades do material foram analisadas qualitativamente, com base nos postulados de Antunes (2007, 2014) e Possenti (1996). Os resultados mostraram um trabalho contextualizado com a gramática, focado na produção de sentidos dos elementos dentro do texto, em vez de uma redução à nomenclatura ou de uma abordagem descontextualizada, o que prepara o aluno para os usos sociais da língua.

Palavras-chave


material didático; Aprova Brasil; ensino de gramática; gramática contextualizada

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DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3365

Direitos autorais 2023 Ana Claudia Oliveira Azevedo, Ana Clara Benevides Lopes, Márcia Helena de Melo Pereira

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